Testes de Proficiência: TOEFL ou IELTS???

Alô alô, queridas almas desesperadas e angustiadas que ainda não fizeram seu teste de proficiência. O post de hoje é dedicado a vocês. Sim! Queremos que vocês passem nisso, é o primeiro passo para a dominação do Reino Unido (e do mundo) pelos brasileiros. Além disso, quanto mais conterrâneos por perto, mais suruba alegria brasileira podemos distribuir nas terras da Beth.

O Reino Unido aceita somente dois testes de proficiência em inglês; o TOEFL IBT (Test of English as Foreign Language, modalidade Internet Based Test) e o IELTS (International English Language Testing System). Como alguns de nós fizeram o TOEFL e outros o IELTS, vamos falar sobre os dois e comparar, ai você decide qual se encaixa melhor para você!

TUTORIAL IELTS – by Kamei and jucko

Para fazer o IELTS, primeiro você tem que se inscrever no site do British Council para marcar e pagar a sua prova, aqui. Lembrando que a prova custa uma bagatela de R$ 440,00, então já pode ir juntando as moedinhas por aí.

cheap

Depois de realizar o pagamento você recebe um email de confirmação e o local da prova, tendo acesso também a alguns materiais para treinar para sua prova.

ATENÇÃO ao seu email! O povo do IELTS às vezes é meio doido e só manda o dia e local da prova com alguns dias de antecedência, então você pode se passar e acabar perdendo o dia da sua prova oral (speaking) por exemplo.

Bom, o IELTS é uma prova de proficiência desenvolvida pela Universidade de Cambridge, ESOL e British Council, chegando até nós lindamente de terras britânicas. Recomendo a tod@s procurarem os grupos do CsF do seu edital ou de algum edital passado lá no facebook, tem uma quantidade boa de materiais para preparação para a prova postado pela galera. Youtube também tem alguns vídeos legais falando sobre cada etapa da prova. Assim que você entra na sala você sai procurando sua carteira que está com o seu nome, onde constam o seu número de inscrição, que você usa pra identificar sua prova junto com seu nome (você recebe as instruções pela fiscal disso e de como proceder cada prova, não criemos pânico).

1 – Speaking

Ele pode acontecer no mesmo dia das outras provas ou até 7 dias antes ou após as outras provas. Trata-se de uma entrevista em inglês, óbvio ‘-‘, com um nativo. Eu sei, eu sei. Parece bem intimidador, mas na verdade é uma conversa um tanto amigável. O entrevistador começa perguntando coisas mais gerais, como seu nome, de onde você é, o que você estuda, qual seu trabalho. Depois é sorteado um papel com uma pergunta do tipo: “Qual a refeição do dia que você mais gosta?”, com algumas sugestões de tópicos sobre como devemos responder. Podemos pensar por 1 minuto, onde eles fornecem uma folha de papel e um lápis para criarmos alguns tópicos do que teremos que falar. Depois o entrevistador faz algumas perguntas sobre o tema, do tipo: “O que você faz para manter uma alimentação saudável?”, “Você acha que a mídia influencia seu modo de comer?”. As perguntas são feitas de forma muito compreensível e clara, não há motivo para desespero! A duração total da entrevista é entre 11 e 14 minutos e o mais importante dela é mostrar que você consegue se comunicar. Não tente resgatar nos confins de sua memória idioms com os quais você não está acostumado, preocupe-se em falar coisas com sentido, mesmo que não seja com palavras requintadas. E não se preocupe em dizer a verdade. Se te perguntarem sobre sua cor favorita, já é de se esperar que vão te perguntar por quê. Não responda um “ocre”, se você não vai saber dar uma boa justificativa depois. Pois bem… o speaking é quite simple e provavelmente não será seu maior problema no exame. Mas se você for do tipo que tem problemas para falar, já pode começar desde já a pensar em outras formas de interagir! :D

2 – Listening

No dia marcado para a realização das outras provas, esta será a primeira parte. O Listening, que acontece com um CD colocado no PC, com duração de 30 minutos e sem direito a backward. As respostas que você precisa dar são curtas, respondendo a lápis (sim gente, é a lápis mesmo). São diferentes modalidades abordadas. Tem alguns diálogos que você precisa colocar a palavra em questão, outros diálogos que você precisa marcar em a, b, c ou d a verdadeira de acordo com o que foi dito. Particularmente, foi uma das provas que eu tinha mais medo por causa do sotaque britânico (<3), e foi a única prova que eu “estudei”, até porque eu não tive mais de 2 semanas pra estudar e ainda me encontrava em aula. Mas com a ajuda da nossa co-editora e nativa britânica Mai – ó, mestra -, consegui tirar um 6,0 no Listening! Apesar de adorar o sotaque inglês, eu nunca tive experiência com o sotaque, então algumas palavras soavam estranhas para mim.

Inclusive, (crianças, não façam isso em casa) no dia anterior para as minhas provas eu estava no trote da minha faculdade, tinha tomado 1 grade de cerveja com só mais uma amiga minha – Thamy delicia, te amo! – e depois de bêbado fui cambaleando dormir na casa dela.

TOMAR TODAS rihanna

No outro dia eu acordei com minha rinite A-TA-CA-DA, e quando eu cheguei lá no local da prova sofri até ameaça de morte: “Olhe aqui, se você der um espirro na hora do listening, após a prova você é um homem morto. RISOS” . Não sei se a guria tava de brinks, mas eu fiquei tenso. aeiuaheauihaeiuhaeiuhea

te mato

Meu organismo, minhas regras. Consegui segurar as pontas até acabar o Listening e depois espirrei feito um condenado no restante das etapas ¬¬

2 – Writing

Essa prova é dividida em duas partes. A task 1 e a task 2. A task 1 é pra você descrever TUDO o que você puder descrever de um gráfico em linha, (line graph), gráfico em barra (bar graph), gráfico em pizza (pie chart) ou uma tabela (table). Gente, quando eu digo tudo é TUDO mesmo. Até dizer que na ordenada tá falando disso e na abscissa tá falando aquilo. Isso porque você tem que escrever no mínimo 150 palavras. O tema é bem geral. No meu foi sobre o consumo e a produção de petróleo na china num determinado tempo lá, e foi um gráfico em linha. Aí você descrevia tudo que podia e pronto. A task 2 é uma redação do ENEM  sobre algum tema geral também, e o mínimo de palavras que você tem que escrever é de 250. O meu tema era falando sobre a desigualdade socio-econômica.

Vem dizendo sobre o que é o tema e um textículo acompanhando. No meu eu só consegui pensar em uma coisa: “E o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre. E o motivo todo mundo já conhece: É que o de cima sobe e o de baixo desce.”

xibombombom

Nessa task, a quantidade mínima de palavras aumenta para 250, e você só tem 60 minutos pra fazer as duas tasks, não vai dar tempo de contar quantas palavras deu na redação [para pessoas normais como eu, não deu, vai que você é um Jiraya. . .]

3 – Reading

Depois de toda essa maratona mental, essa é a última prova. Velho, são 4 textos ENOOOOOOORMES que vão ficando cada vez mais ENOOOOOOOORMES com o passar dos textos. Além de ser enormes, você tem 10 perguntas por texto, logo são 40 questões para terminar a prova como um todo.

loucaaaaaa

CONSELHO DO TIO KAMEI: CORRE, LOLA!

Eu fiz assim: Lia todas as perguntas e depois saia, com minha leitura mais que dinâmica, caçando as palavras chaves da pergunta, quando eu encontrava eu parava pra ler o trecho e então encontrava, ou não, a resposta. Foi a melhor maneira que eu achei pra conseguir responder tudo a tempo.

Como eu não tinha estudado pra prova, fui assim na bruxa. . . e PASMEM, foi a minha maior nota na prova. RISOS.

parabéns

Você tem também 60 minutos para completar a última etapa e então estará livre dessa prova aperto de mente level 1000 na escala super saiyajin.

Vale lembrar que você não pode voltar e responder depois as outras provas caso vc termine e sobre algum tempo  ainda. A fiscal, outrora fofa no Speaking, agora sofre uma mutação maligna e se transforma num pedaço de cavalo e toma sua prova assim que você termina. E quando ela fala: “TIME’S UP!” você que não largue seu lápis. Ela dá uma voadora de onde ela estiver. KKKKKKKKK

SUSTO

Depois disso você leva pra casa a etiquetazinha que tem seu número de inscrição e em 13 dias o resultado online sai no site do IELTS, o mesmo site que você usou pra se inscrever na prova. A partir do dia que saiu o resultado online você conta mais 13 dias e então o resultado oficial chega em sua casa pelos correios.

TUTORIAL TOEFL – by Daryl and Rafa

Enquanto o IELTS é britânico, o TOEFL (se lê toʊfəl) é americano, e feito pel@ ETS (Educational Testing Service). O preço para fazer a prova é quase o mesmo do IELTS, 210 dólares (logo o valor em reais varia), e você se inscreve aqui. Também é composto pelas mesmas quatro bandas: Reading, Listening, Speaking e Writing (nessa ordem). Cada uma vale de 0 a 30 pontos, então o máximo que você pode tirar é 120. A maior diferença do TOEFL é que é tudo automatizado; só vai ter alguém pra olhar se você não cola ou faz bagunça na sala, mas a prova é feita inteirinha no computador, via Internet (claro, é Internet Based né, DUH). É tudo feito no mesmo dia, e dura umas 3 ou 4 horas em sequência, então não faça que nem o maluco do Kamei e vá de ressaca, pfvr. Vamos por partes, prestenção!

atencao

1 – Reading

Nessa parte você vai ter que responder de 12 a 14 questões sobre 3 a 5 textos acadêmicos (20 minutos pra cada). As questões são de múltipla escolha e de associação, não precisa escrever nada, então na dúvida dá pra chutar e colocar na mão de Deus. As questões são SEMPRE no mesmo formato, só vai mudar o texto mesmo, então se você treinar pra prova não vai ter nenhuma surpresa. Talvez seja a parte mais fácil, só que a mais cansativa da prova inteira. Treine bastante os tipos de pergunta, vá descansado e leia com calma e atenção que ela geralmente é o que vai subir mais a sua nota. Não precisa fazer correndo, mas fique olhando o contador e tenha noção de quantas questões faltam pra acelerar quando precisar!

2 – Listening

Depois da maratona do Reading com certeza sua vista vai tá até borrada, mas não tem intervalo (só dão um tempo pra você ler as instruções), então engole o choro e continue pro Listening. Aqui você vai ouvir umas 2 ou 3 conversas informais num ambiente universitário e de 4 a 6 trechos de aulas, e responder perguntas sobre elas logo depois de ouvir cada uma. De novo vão ser questões de múltipla escolha, então acenda uma vela pro santo de sua preferência na véspera da prova (só cuidado com incêndio). A minha maior sorte no Listening foi que eu comecei a prova primeiro do que todo mundo da sala (dá pra você chegar mais cedo e podem deixar você começar antes), então eu tava fazendo o Listening enquanto o resto ainda fazia o Reading e não tinha ninguém falando ao mesmo tempo. Recomendo isso fortemente, porque quando o resto do povo tava no Listening, eu já tava falando no Speaking, só espero não ter atrapalhado ninguém! Mentira, fodam-se os concorrentes rs. As perguntas aqui também seguem sempre o mesmo formato, mas não tem como enrolar, ou você entende ou você não entende o que ele falou. Só que também não precisa entender tudo não; o maior segredo dessa parte é saber tomar nota dos pontos-chave (nem adianta tentar anotar tudo porque não dá tempo, você vai se enrolar todo).

INTERVALO DE 10 MINUTOS, TODOS COMEMORA!

3 – Speaking

Depois do intervalinho, chegamos na pior parte do TOEFL, de acordo 99,9% dos entrevistados.

gagachorando

Pra conseguir a bolsa do CsF no Reino Unido sem precisar de curso de inglês, você tem que tirar 20 dos 30 pontos (a mais alta exigência das bandas D:), daí você já imagina o nervoso que você vai estar quando começar. Não bastasse isso, você não vai ter nenhum contato humano, vai responder à tela do seu computador e falar só com o seu fone de ouvido. É tudo cronometrado segundo a segundo, e não tem muito tempo nem pra respirar. Fora que é a parte mais rápida, dura só 20 minutinhos que vão decidir a sua vida. Coloquei medo, né? Mas relaxe que também não é nenhum bicho-de-sete-cabeças… As perguntas seguem sempre o mesmo formato (o TOEFL todo na verdade, como você já deve ter percebido agora, risos), então de novo o ponto-chave é treino em casa. Essa parte não vai medir se você sabe falar inglês fluente, se sabe palavras difíceis, ou se não tem sotaque (afinal todo mundo tem, então relaxe quanto a isso), ele só vai medir se você sabe responder (com coerência) aquele tipo de pergunta específica. É só você treinar bastante antes e seguir os modelos de resposta que você aprendeu (tem um mooonte de vídeos no YouTube com aulas pra isso) que pelo menos a nota mínima você consegue! De novo eu recomendo começar a prova antes, pra não ter ninguém falando ao mesmo tempo que você e tirar sua concentração. A vantagem é que a correção é bem tranquila; eu saí chorando da prova (tá, mentira (ou não)) porque fiquei nervoso, travei na hora e achei que tinha tirado 10, mas no fim tirei 20 cravado!

glorifica

4 – Writing

Dica importante: não fique pensando no resto da prova que você já fez! Você pode achar que se ferrou lindamente, principalmente depois do Speaking, e acabar desanimando de fazer o Writin– NAÕ!!!11! Isso é a pior coisa que você pode fazer, sério mesmo. Finja que tá começando a prova agora, e não que você tá há 3 horas trancado nessa merda de sala já com dor na bunda de tanto ficar sentado.

staystrong

No Writing você tem que fazer duas redações. Na primeira você vai ler e ouvir passagens acadêmicas, e fazer uma dissertação, com algum tipo de paralelo entre as duas. Na segunda você vai fazer uma redação (maior que a primeira) sobre um tema aleatório. Essa é provavelmente a parte mais difícil de conseguir nota alta, então não se desespere se estiver travado, e foque somente em tentar ser entendido e cumprir o tema que ele te deu. Não esqueça de ler tudo depois pra corrigir, pressione Enter e FIM, VÁ ENCHER A CARA!!!!.

VEREDICTO: TOEFL OU IELTS?

Se você vai ter tentar intercâmbio para o Reino Unido, o IELTS é provavelmente a melhor opção. Primeiro, como o teste é britânico, as universidades de lá dão preferência a ele, e as notas que elas exigem para o IELTS geralmente são comparadamente menores do que pro TOEFL. Segundo, o resultado original (que você precisa pra se inscrever e tirar o visto) chega mais rápido. Tem gente que espera o resultado do TOEFL aqui no Brasil por 3, 4 meses (isso quando chega). Terceiro, em geral as pessoas acham a prova mais fácil mesmo, pelo menos pra tirar o mínimo necessário pra entrar lá. Talvez pra conseguir uma nota perto dos 100% o TOEFL seja mais fácil, já que a prova é mais engessada e fácil de aprender os macetes, mas você não vai precisar de notas tão altas pro CsF.

Bem, essa é a nossa opinião. A gente tentou passar aqui o máximo de informações possíveis para vocês se ambientarem com as duas provas e então sentir-se mais confortável de fazer uma ou outra, de acordo com as suas condições! Abração guys!

3 comentários sobre “Testes de Proficiência: TOEFL ou IELTS???

Deixe seu recado após o sinal. . .*bip*